Como ajudar alguém a aprender a andar de bicicleta?

postado em: Dicas | 0

Muitos pais se deparam com este grande desafio que é ensinar uma criança a dar suas primeiras voltas em uma bicicleta, e a grande maioria acaba apelando para as famosas rodinhas de apoio, mas será que isto realmente ajuda?

Antes de responder esta questão, vamos considerar que andar de bike envolve duas atividades, que são: pedalar e equilibrar. Considerando que podemos separar estas atividades,  eliminando o pedal da bike, a criança poderá desenvolver a habilidade do equilíbrio por algumas semanas, e depois que a criança adquirir autoconfiança, podemos incrementar o desafio montando o pedal na Bike.

Em alguns países europeus a grande maioria das crianças ganha a sua primeira bicicleta sem pedal com 1 a 2 anos de idade e desenvolve suas habilidades de equilíbrio nela, e somente depois de completamente apta no equilíbrio, é que vai ganhar uma bicicleta com pedal, isto ajuda muito, recomendo visualizar o vídeo no site www.runnabike.com.br

Aqui no Brasil sempre fomos motivados a utilizar a rodinha de apoio, mas as rodinhas acabam por tirar a capacidade de pilotar a bike utilizando a inclinação do corpo, o que é fundamental para que a criança realmente aprenda a andar de bicicleta.

Caso sua criança já tenha uma bicicleta, recomendamos que você vá até uma oficina de bicicletas e solicite a retirada do pedal, pedivela e corrente, desta forma a criança poderá desenvolver o equilíbrio sem enroscar o pé no pedal, ou na coroa, o que poderia gerar um acidente, e depois que a criança aprendeu a se equilibrar, leve a bike novamente na oficina para a instalação das peças retiradas.

Detalhe se a criança não é mais uma criança, a solução também se aplica aos grandinhos.

Confira algumas opções de bicicleta sem pedal para crianças:
http://www.flashbike.com.br/produto/bike-aro-12-pre-bike-fast-wheels.html

 

Bom Pedal.

Eduardo Piton – Flash Bike

Deixe uma resposta