Qual tamanho de Bicicleta é o adequado para mim?

postado em: Dicas | 1

Sem dúvida passear de bicicleta é uma excelente maneira de gastar calorias e se manter em forma, demonstrando-se ainda melhor exercício, para as pessoas que estão com sobre peso, pois diferente das caminhadas e corrida, a bicicleta queima calorias sem gerar impacto, nas articulações especialmente no joelho, porém para tirar o máximo de proveito desta atividade é  fundamental escolher a bicicleta adequada para isto.

Existem diversas modalidades de esportes realizados com bicicleta, apenas citando alguns:  Speed, Free Style, Cross, Down Hill, MTB – Moutain Bike entre outros, para cada um deles existe uma bicicleta especifica, e com sua ergonomia apropriada para sua prática, um dos modelos mais utilizados hoje no Brasil é o MTB, que na pratica é utilizado como bicicleta urbana e para trilhas, isto é, o ciclista utiliza ela durante a semana para deslocamentos e no final de semana procura lazer em algum local aberto.

Focando o modelo MTB e considerando o público adulto, temos atualmente 3 tamanhos de rodas, que são: 26, 27.5 e 29 polegadas, cada qual com sua vantagem, pois quanto maior o tamanho da roda maior o rendimento da pedalada, porém dependendo da estatura do ciclista recomenda-se o tamanho da roda.

Um outro fator extremamente importante para ergonomia da bicicleta em relação ao ciclista, é o tamanho do quadro, pois caso o ciclista seja muito alto, e o quadro pequeno o ciclista terá dificuldades para utilizar a bicicleta pois seus joelhos ficarão muito próximo do guidão, e o inverso, um quadro grande para um ciclista pequeno, pode gerar problemas na lombar, desconforto, e risco de acidentes.

Segue abaixo uma tabela ilustrativa para tamanho de quadros considerando bicicletas MTB aro 26 polegadas:

Tamanho do quadro

 

Confira os modelos MTB 29″ – Acesse o site

Confira os modelos MTB 27,5″- Acesse o site

Confira os modelos MTB 26″ – Acesse o site

 

Bom pedal!

Uma resposta

  1. […] Os tamanhos de quadro das bikes vão ser: 15-17-19-21 abrangendo uma grande gama de pessoas, confira o tamanho de quadro ideal para você neste post: Qual tamanho de bicicleta é o adequado para mim? […]

Deixe uma resposta