Bicicletas elétricas são uma resposta eficaz como transporte sustentável?

postado em: Dicas | 1

A questão do deslocamento urbano é algo que desafia a inteligência humana desde os primórdios. O cavalo foi a grande solução adotada na idade média, porém, com a grande concentração populacional nas cidades, as fezes eliminadas pelos animais tornaram-se um novo problema a ser equacionado, o que motivou a criação do motor a combustão como alternativa por volta de 1860, na época ninguém poderia imaginar que a fumaça dos carros poluiria ainda mais que as fezes dos cavalos.

 

Bicicleta - o início

 

Os carros e bicicletas elétricas já são uma realidade tecnológica contemporânea que está sendo utilizado no mundo todo, porém, enquanto os carros elétricos apresentam um custo de aquisição quase impeditivo, as bicicletas elétricas por sua vez têm um custo baixo e vem sendo adotadas mundialmente como uma excelente maneira de transporte sustentável.

O custo médio de aquisição de uma bicicleta elétrica hoje é de R$3.500,00 e uma carga elétrica custa aproximadamente R$0,40 e gera uma autonomia de 40 a 60km dependendo de terreno e peso a ser transportado, isto é, com 1 real de eletricidade em uma bike elétrica você poderá andar em média 125 km, e com um carro ou moto movido a gasolina comprado com este mesmo 1 real você poderá andar respectivamente 3 e 8 km.

Hoje existem vários tipos de conceitos de bike elétrica, mas para simplificação do tema, vamos dividir em 2 grandes grupos:

 

Bicicleta Elétrica Flash Bike

 

1- Bike elétrica com acelerador no manete e bateria cádmium;

São geralmente equipadas com motores mais potentes, e não possui marchas pois o conceito aqui é de que o motor fornecerá a assistência necessária para que o ciclista realize seu passeio sem necessidade de pedalar, a bateria de cádmium é menos ecologicamente correta, e o acelerador no manete pode ser um problema para pessoas sem habilitação de motorista em alguns municípios.

2- Bike elétrica com assistência no pedal e bateria de litium;

É ecologicamente mais amigável com bateria de litium, o pedal assistido esta compatível com a regulamentação na maioria dos municípios, possui câmbios de assistência para auxiliar o ciclista em subidas mais íngremes e também para permitir velocidades maiores em descidas que deseje aumentar a velocidade.

As bikes elétricas tem sido utilizado como um meio de transporte sustentável, e o mundo vem adotando esta solução, apresento abaixo alguns números de mercado para nos estimular a adotar este meio de transporte.

 

Quantidade de Bikes elétricas Vendida por ano por Região

Ásia: 34.000.000

Europa: 1.819.000

Brasil: 20.000

 

Na Flash Bike você encontra vários modelos, confira:

 

Bom Pedal

Equipe Flash Bike

Uma resposta

  1. muito bom seu artigo

Deixe uma resposta