Caminho da fé de bike?

postado em: Dicas | 1

Vale a pena esclarecer que o caminho da fé é um caminho onde peregrinos embarcam em uma jornada por montanhas que iniciam no estado de São Paulo e cortam o sul de Minas, regressando a São Paulo por Campos de Jordão e finalizando na Basílica de Aparecida do Norte.

O ponto de saída tem 5 origens principais, sendo elas: Sertãozinho, São Carlos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todas elas convergem para Aguas da Prata de onde originalmente foi criado o caminho da fé, e o peregrino que não precisa necessariamente realizar o caminho com fins religiosos, mas com certeza terá a oportunidade de realizar uma introspecção muito grande neste percurso cheio de trilhas e montanhas com um visual inspirador e revigorante.

Não precisa ser super atleta para realizar esta empreitada, e vale destacar que pessoas de todas idades realizam este caminho, sendo que existem muitos peregrinos que realizam este caminho a pé, que é uma excelente opção, mas que demora mais tempo, vale também destacar que 80% do caminho é feito em trilhas de terra e que tem muita subida, mas ai que entra a tal fé de chegar ao final da jornada.

O Caminho que sai de Aguas da Prata e vai até Aparecida tem 317 km, e encontram-se pousadas em todas as cidades durante o percurso que pode durar de 3 a 5 dias em média, dependendo da disposição do ciclista, que terá a oportunidade de ter um contato intimo com a natureza.

Você pode solicitar seu certificado de peregrino assim que chegar na Basílica de Aparecida, bastando que você retire seu “passaporte” de peregrino em um dos pontos identificados no caminho, e ir registrando durante a passagem através de carimbos em igrejas, padarias, e pousadas.

O Caminho é todo sinalizado, e em cada bifurcação você encontrará uma seta amarela em postes, muros, solo, mourões de cerca ou em placas que informa também a quilometragem para chegar até ao ponto de chegada.

Realizei este caminho 5 vezes de bicicleta, e gostaria de destacar algumas dicas:

  1. Jamais faça o caminho da fé sozinho, pois o risco de acidente é muito grande e a presença de pelo menos mais dois ciclista, pode assegura em caso de acidente, que um fique com o acidentado, enquanto o terceiro busca ajuda;
  2. O Caminho da Fé não é uma corrida contra o relógio, ou contra o velocímetro, então contemple o caminho, reflita, respire o ar fresco da montanha, que asseguro que até mesmo suas ideias serão refrigeradas;
  3. Leve o mínimo possível, pois, a cada 15km você estará chegando em alguma localidade que poderá prover o básico, mas não negligencie na quantidade de água, e leve sempre um sanduiche, mil vezes melhor do que qualquer barrinha, ou outros “mega blaster power saquinho de química”;
  4. Bermuda de ciclista é item de segurança para quem vai realizar o caminho de bicicleta, e a dica de ouro, é não colocar cueca pois a costura dela pode gerar assaduras, se você não se sente confortável utilizando a bermuda de ciclista colada ao corpo, coloque a bermuda de ciclista e outra bermuda por cima.
  5. Mais dicas sobre o caminho da fé site caminhodafe.com.br

 

Bom Pedal

Eduardo Piton – Flash Bike

Uma resposta

  1. Parabéns pelo texto.
    Organizamos e oferecemos estrutura no Caminho da Fé
    Acesse http://www.pedalbr.com.br/caminhodafe

Deixe uma resposta