Desafio Compostela

postado em: Dicas | 5

Desafio Compostela DistânciaHá alguns dias atrás, nosso amigo Eduardo Piton contou um pouco para vocês sobre a experiência dele com o Caminho da Fé e eu vou falar um pouco sobre um outro caminho… o Caminho de Santiago de Compostela!

Meu nome é Márcio Suzuki, tenho 26 anos e sou psicólogo. A primeira vez que eu ouvi sobre esse tal Caminho de Compostela foi há uns 3 anos atrás e fiquei curioso para conhecer.

Dois motivos me chamaram a atenção: a oportunidade de fazer um retiro de 1 mês em peregrinação e ter a experiência de desafiar os meus próprios limites mentais.

Eu embarco no dia 08 de Maio de 2017 e retorno em 05 de Junho. Será primavera e o clima daquela região conta com temperatura média durante o dia de 20ºC e a noite de 10ºC.

Bom, a rota oficial começa em Saint Jean Pied de Port, na França, e termina no farol de Finisterra, na Espanha. Segundo o Google Maps, Santiago de Compostela fica há 85km de Finisterra. No total, a rota oficial tem algo em torno de 870km e o ganho de altitude prevista é de 8.300m.

Desafio Compostela Mapa

 

Desafio Compostela MapaMas minha viagem não acaba aí… na verdade ela acaba em Lisboa! Então, depois de Finisterra, volto para Santiago de Compostela e desço para Lisboa. Essa rota é chamada de Caminho Português. Na verdade, eu seguirei por essa rota no sentido contrário, porque Lisboa é o início do Caminho Português.

Aí começa a segunda parte da viagem. Serão mais 550km, em média. Porém não consegui ver a altimetria do terreno para ter alguma ideia. Imagino que não seja tanto mais do que esses 8 mil e tantos que já terei percorrido!

Bom, e vamos ao que interessa…

Como eu disse antes, decidir fazer o Caminho de Compostela é um desafio mental. Disse mental e não físico porque aquilo que me dava mais medo (até agora) eu passei – eu comprei as passagens aéreas. Lembro que quando eu comprei, minhas mãos tremiam. Afinal, ali estava definida minha data de ida e de volta. Ali tinha sido definido o tempo que eu teria para ficar viajando. Ali eu já sabia que o desafio tinha sido aceito e a única direção que eu seguiria, seria para frente. Eu nunca saí do Brasil e tampouco fiz uma viagem tão longa sem a companhia de ninguém conhecido.

Groove Riff 50, equipada com Deore Shadow de 20 velocidades, freios hidráulicos Shimano, suspensão XCM Suntour com trava no guidãoE eu acredito que o desafio seja mental porque o preparo físico é feito antes da viagem. Para isso, eu tô contando com uma incrível Groove Riff 50, equipada com Deore Shadow de 20 velocidades, freios hidráulicos Shimano, suspensão XCM Suntour com trava no guidão e em breve com sapatilha!

Os treinos até agora são de 30 a 60km por dia, em média 3 dias por semana. Em períodos aproximados de 3 horas, então a velocidade média varia. Eu farei os treinos mais pesados e longos 2 meses antes da viagem e uma semana antes de embarcar farei treinos leves, apenas para descansar os músculos sem perder o condicionamento.

Continue acompanhando o blog da Flash Bike para ver as novidades sobre esse #DesafioCompostela

 

5 Respostas

  1. Olá, desde Porto – Portugal
    Há já algum tempo que faço acompanhamento aos peregrinos dos Caminhos de Santiago.
    Vou receber os peregrinos ao aeroporto do Porto ou às estações de comboio, dou apoio, quer indicando diretamente o caminho, quer indicando um albergue ou um Hostal.
    Faço também guarda de bagagem e depois (caso o peregrino necessite) irei ter com eles a Santiago de Compostela e entregarei a bagagem.
    Faço também uma visita guiada ao Porto.
    Caso precisem do meu apoio agradeço que me contactem por mensagem privada ou para o seguinte email:

    santiagodecompostela2015@hotmail.com

    Um abraço e BOM CAMINHO

  2. Ola! Também vou encarar o desafio este ano. Parto dia 15 de maio e retorno dia 14 de junho! Está sendo intensa e maravilhosa a preparação! Pretendo fazer a maior parte do caminho a pé mesmo. E talvez alguns trechos de bike (amo pedalar). Continue compartilhando sua preparação e assim podemos trocar ideias! Um abraço
    Sibila

    • Oi Sibila! Boa tarde!

      Realmente é uma experiência incrível a preparação! 🙂

      Bom caminho para você!

  3. Ultreya at Suseya!

  4. […] Para quem não leu o post anterior explicando o desafio, está aqui o link: DESAFIO COMPOSTELA […]

Deixe uma resposta