Desafio compostela – Treinos

postado em: Dicas | 0

Fala, aventureiros!

Para quem não leu o post anterior explicando o desafio, está aqui o link: DESAFIO COMPOSTELA

Para a viagem acontecer, preciso estar com o corpo e mente minimamente preparados e hoje eu vou te dizer como eu estou preparando meu corpo (farei outro post só sobre a preparação psicológica).

Eu moro em Campinas (SP) e aqui é uma região com bastante diversidade de pedais. Rodovias, trilhas, singles, urbano, rural, enfim. Tem pedal para todos os gostos!

 

mapa-pedal-campinas

 

Por questão de segurança, eu nunca pedalo sozinho. Meus treinos são acompanhados de mais pessoas e frequentemente com ritmos diferentes. Isso tem a vantagem de me dar um tempo de descanso no fim das subidas (quando paramos para agrupar) e da companhia! Por outro lado, o tempo que levo para fazer o mesmo percurso acaba sendo maior. De qualquer maneira, o maior valor para mim é a diversão e as paisagens!

 

Desafio Compostela

 

E também, recentemente, comecei gravar vídeos com a GoPro e você pode conferir eles em:

https://www.youtube.com/watch?v=g0XNrL_2p9c

https://www.youtube.com/watch?v=gk8Cr8pEoF4

https://www.youtube.com/watch?v=qVqNjnsGGCM

Nos últimos tempos eu não estou usando o Strava em todas as pedaladas. Como os treinos são sempre acompanhados, então eu não tenho um parâmetro exato sobre mim por ele. Prefiro ver a distância percorrida e o ganho de elevação com algum colega e eu avaliar o meu próprio corpo em relação à fadiga e ao cansaço.

As pedaladas que eu ando gostando mais são as de média 60km. Geralmente começamos o pedal cedo (7h), e estamos de volta lá pela hora do almoço. O que me influencia muito no cansaço e na fadiga é o calor, sol e hidratação. Entretanto, com uma boa alimentação de manhã, uma boa hidratação ao longo do pedal e ter algo para comer durante, sinto que meu corpo poderia aguentar um dia inteiro de pedal.

Cuidados que eu gosto de ter com os treinos:

  • Não levo meu corpo à exaustão
  • Descanso – antes de pedalar e depois
  • Cautela em descidas acentuadas, perigosas e com erosão
  • Hidratação constante
  • Sempre pedalo em grupo

Sobre as pedaladas, enquanto alguns preferem ter menos giro, fazendo mais força para pedalar, eu prefiro ter mais giro e fazer menos força. Isso me dá condicionamento para as subidas. Dessa forma, consigo manter uma boa cadência em quase todas as subidas, inclusive nas subidas que pedem “vovozinha”. Meu conjunto é Deore 20v, então tenho 24t-36t na frente e 11t-36t atrás – sem previsão para colocar uma cog 42t. Quando comecei a treinar com mais giro, sentia mais cansaço e fadiga na parte posterior da coxa. Depois de algum tempo foi acostumando e agora já é algo natural. Ainda dá vontade de baixar para marchas mais pesadas onde dá, mas prefiro continuar nesse treino – por enquanto. E com certeza isso também é um treino cardíaco – imagino que quanto maior o giro, mais o sangue precise circular.

E para acelerar a recuperação do músculo, comecei a tomar BCAA recentemente. Concentração de 3.000, onde tomo 3g antes e 3g depois das pedaladas mais longas. Pedais curtos ou com baixo ganho de elevação não tomo.

Basicamente, meu café da manhã é carboidrato. No começo eu comia cereais, granola, iogurte e coisas do tipo… isso aconteceu durante uns dois ou três pedais até perceber que a digestão durante o pedal era horrível. Passei a comer pão e qualquer outra coisa que tenha carboidrato. Nesse final de ano o que mais comi de manhã foi chocotone – até enjoei. Durante o pedal, geralmente levo um carbogel mas prefiro comer algo mais natural. E quando termina, não tem jeito: como o que tiver pela frente! Não escolho carboidrato, proteína e tal. Simplesmente como o que tiver. Ao contrário do que recomendam, não como nenhuma fruta com regularidade.

Tabela - Desafio Compostela

 

Bom, fiz uma avaliação inicial chamada Bioimpedância e vou adiantar o resultado (falarei só sobre a alimentação em um outro post). O resultado foi o seguinte:

*Essa avaliação faz parte do programa de alimentação que está sendo desenvolvido com a nutricionista Rafaela Bello.

Muitas pessoas que me conhecem pessoalmente dizem que sou magro demais e preciso engordar. Essa avaliação mostrou que estou dentro do esperado para o IMC, gordura e gordura visceral. Apenas fora do esperado está a Massa Muscular, acima do esperado.


Meu nome é Marcio Suzuki, tenho 26 anos e vou pedalar 1.600km em 25 dias pela França, Espanha e Portugal de 8 de Maio até 05 de Junho.

Instagram: marciosuzuki_

Facebook.com/Suzuki.marcio

Strava: Marcio Suzuki

Deixe uma resposta