Como Transportar sua Bike com Segurança?

postado em: Dicas | 0

São muitas as opções para você realizar o transporte de sua bike, mas qual o mais seguro, como atender a lei? Transporto em cima do carro, ou atrás? Qual é a melhor opção?

Realmente são muitas as possibilidades e consequentemente as dúvidas aumentam, de forma geral para atender a lei eu não posso cobrir a placa do carro e a iluminação traseira, então se vou utilizar um suporte na parte traseira do meu carro de acordo com a lei do CONTRAN nº 589/16 é necessário colocar uma régua com iluminação e placa adicional, importante também lembrar que a bike não pode ultrapassar as laterais do carro, sendo que o retrovisor também entende-se como extensão do carro.

Quando utilizo suportes “baratos” que se fixam com correias na tampa traseira do carro, devo tomar cuidado extra com a deterioração, pois, as correias quando expostas ao tempo se fadigam e necessitam reposição, afinal sua ruptura pode gerar um acidente grave na estrada se elas se romperem, procure sempre utilizar equipamentos de boa qualidade e reponha este item periodicamente.

Se vou realizar o transporte das bikes no teto do carro tenho outras consequências, como o potencial de esquecer que estou transportando algo no teto do carro e passar em algum local que tenha limitação de altura e provocar um acidente, além de questões ergonômicas para fixação não ser tão simples para uma pessoa de baixa estatura.

Quando transporto a bike no teto, tenho a opção de suportes que se fixam no teto através de travessas, e nem sempre elas são compatíveis com novos modelos de carros, neste aspecto os transbikes de ventosas se tornam um grande diferencial, pois permite que eu reutilize independente do modelo de carro que venha a ter.

Em relação aos transbikes de engates, considero uma excelente opção, tanto do aspecto praticidade, quanto a redução do risco de danos a bike e ao carro, porém os cuidados de observação a legislação já citado anteriormente são extremamente importantes para evitar dores de cabeça durante uma viagem, por exemplo.

Abaixo uma tabela construída com critérios subjetivos, com base em experiência pessoal:

 

Comparativo TransBike

 

Aqui você encontra alguns produtos citados na matéria para venda em nossa loja:

Transbike Teto com Travessas

Transbike Teto com Ventosas

Transbike Engate Simples

Transbike Engate com Luminária e Suporte para Placa

Transbike Traseiro Fixo por Correias

 

Bom Pedal!

Eduardo Piton – Flash Bike

Deixe uma resposta