E aí, você pedalando sua bike, e pinta um cachorro no meio do caminho, o que fazer?

postado em: Dicas | 0

Como ciclista me deparo com está situação com bastante frequência, e já tive minha meia beliscada pelos dentes de um vira-lata, mas hoje lendo o livro: Vá de Bike – Grant Petersen, resolvi dividir com vocês as recomendações que ele fez lá, e acrescentar um pouco das experiências que já vivi.

Primeiro é bom lembrar que o ser racional deve ser o que está em cima da bike, logo o Totó não tem culpa de você ter cruzado o território dele, e que o dono dele é um irresponsável que deixa ele solto por aí, então é você quem deve estar pronto para se defender nesta situação.

Entre as dicas que serão apresentadas, não existe uma formula infalível para todas as situações, até por que os Totós variam de tamanho, raça, e disposição de perseguição, de qualquer forma é bom ter um leque de opções de reação amplo, para enfrentar a “fera” que pode ter irrisórios 30cm de altura mas dentes bem afiados, e lembre-se nada te impede de usar a dica 1, a 3, e ou a 4, ou mesmo todas, o que vale é a criatividade de se manter a salvo, sem prejudicar a saúde do irracional agressor.

Ataque de cachorro na bicicleta

Estimulamos também vocês a dividir suas experiências, e lógico, também adoramos os animais e não queremos causar nenhum mal ao nosso querido Totó transeunte.

Segue agora algumas dicas, que devem ser aplicadas na ordem que você julgar interessante usá-las para a situação que você encontrar:

  1. Encare o Totó, aponte o dedo e grite com bastante energia: Saí Cachorro! Não! Não!. O dono dele deve utilizar comando semelhantes a este para alertá-lo, e isto pode lhe dar alguns segundos para uma fuga;
  2. Se você tiver um spray de defesa utilize no focinho do cachorro. Eu nunca precisei utilizar isso, mas em caso de ataque de cachorros muito agressivos, pode ser uma excelente arma de defesa;
  3. Se você não conseguir se afastar ou afugentar o cachorro, utilize o quadro como escudo de defesa, lembre-se que é uma proteção temporária, e que você precisa encontrar um local para se refugiar;
  4. Árvores, carros, são normalmente pontos altos que você consegue se isolar do cachorro, até mesmo um portão aberto pode fazer a diferença para você escapar de uma mordida.

Agora aproveito o espaço para desafiá-lo a dividir seus conhecimentos com nossos colegas, deixe sua dica no campo comentários, vamos re-editar este post quando tivermos dicas expressivas para este tema.

Abraço e um bom pedal pra você, de preferência longe dos Totós.

Deixe uma resposta