Recomendações simples para pedalar com segurança.

postado em: Dicas | 0

Quando o assunto de uma conversa é como pedalar com segurança alguns itens podem ser colocados em pauta, como os tipos de proteção pessoal que devemos utilizar durante um passeio ciclístico, como por exemplo, luvas, capacete, óculos de proteção, a bermuda ideal para a prática do esporte, o tipo de iluminação a ser usada.

Listamos algumas dicas e recomendações de equipamentos que vão garantir que você pedale com segurança e ainda melhor.

Luvas

Luvas para ciclismo

As luvas de ciclismo são um equipamento de segurança que nem todo ciclista tem o hábito de utilizar. Não apenas protegendo a mão contra o frio, a luva dependendo do seu modelo tem a capacidade de proporcionar uma aderência melhor da mão do ciclista com a manopla de sua bike, assim proporcionando um melhor desempenho para o mesmo. Além de proporcionar uma aderência melhor as luvas também possuem o objetivo de proteger as mãos caso venha a sofrer uma queda. Estando sem luvas a consequência da queda será bem maior do que se estiver usando o equipamento.

Capacete

Capacete para bike

O capacete é um item necessário para a segurança de todos os ciclistas (Leia este post falando sobre a importância do uso correto do capacete no ciclismo), desde o ciclista iniciante até o ciclista profissional. Não sendo apenas um item de segurança, o capacete para bike possui vários modelos com todas suas especificações, desde modelos destinados à prática da categoria MTB, até modelos destinados a categoria SPEED. Em possíveis quedas o capacete irá proteger a cabeça contra alguns danos.

Óculos de proteção

Óculos para bike

Contando com todos seus modelos, cores, estilos e design, os óculos são destinados à proteção da visão do ciclista. Os óculos para ciclista são desenvolvidos com o propósito de oferecer proteção contra o vento, a poeira e pequenos insetos que podem atrapalhar durante a pedalada.

Bermuda

Bermuda para bike

Sendo responsável pelo conforto do ciclista durante o pedal, a bermuda é mais um item a ser levado em consideração como item de segurança. Caso faça a escolha errada além de prejudicar seu desempenho essa escolha pode trazer alguns danos a pele como incômodos durante a pedalada.

Iluminação

Iluminação para bicicleta

A iluminação é um item essencial para a segurança do ciclista, principalmente quando o pedal é feito no período noturno. Tanto a iluminação traseira quanto a iluminação dianteira são necessárias para sinalizar para o motorista de um veículo e até mesmo para pedestres que tem um ciclista trafegando próximo a si. Ambos poderão avistar o ciclista que faz o uso da iluminação de uma distância segura assim evitando possíveis colisões e acidentes.

Durante o percurso realizado sempre devemos nos atentar com tudo ao redor, desde o trânsito dos automóveis ao trânsito dos pedestres, inclusive os possíveis animais que possam cruzar nosso caminho inesperadamente. Respeitando a via, respeitando todas as normas e regulamentações será sempre possível  pedalar com segurança.

Esperamos que essas dicas sejam úteis, e desejamos ótimos pedais.

Equipe Flash Bike

Deixe uma resposta