Qual bolsinha instalo na minha bike?

postado em: Dicas | 0

Quando nos deparamos com a necessidade de transportar coisas na bicicleta surgem diversos questionamentos: qual o volume que vou transportar, como distribuir de alguma maneira que não aumente o peso da minha bike, como fazer isso de maneira segura e assim por diante.

No mercado existem diversas possiblidades de transporte cada uma com suas vantagens e desvantagens, bolsas de quadro, de selim, de guidão, alforje, garupas e assim por diante, vamos falar um pouco de cada uma destas possibilidades e apresentar vantagens e desvantagens.

Bolsa de selim, é uma das mais utilizadas e versáteis, pois quase não altera o centro de gravidade da bike, e pode transportar de um volume pequeno, a um volume médio, que envolve câmara de ar, ferramentas compactas, kit remendo, e outros acessórios de pequenas dimensões, o cuidado que deve se tomar com esta bolsa é que ela esteja corretamente fixada ao selim, pois se ela se soltar durante o trajeto ela pode travar o roda traseira e gerar um acidente perigoso, o alerta aqui é, tome cuidado com bolsas barata de mais.

bolsinha-de-selim

Bolsa de quadro, fica normalmente instalada no vértice entre o top tubo e seat tubo, uma de suas vantagem é a facilidade de acesso, porém disputa espaço com as caramanholas de hidratação, então vale a pena verificar qual sua prioridade, e para quadro de tamanhos pequenos praticamente inviabiliza sua utilização.

Bolsinha de Quadro

– Bolsa de Guidão, tem uma vasta quantidade de opções, sua principal vantagem é a acessibilidade, ela é ideal para transporte de carteiras, lanchinhos, celulares e outros acessórios que podem ser acessados durante o passeio, existe modelos que permite inclusive que você acesse o touch screen do seu celular permitindo que você interaja com o aplicativo de sua preferencia, podendo visualizar mapas on line, etc.

Garupas e Alforjes, a grande vantagem é que o volume a ser transportado pode aumentar significativamente, porém o centro de gravidade da bike fica bastante afetado, e recomenda-se que o ciclista adapte-se a nova condição da bike antes de se aventurar em uma viagem de ciclo turismo, pois isto pode custar algumas quedas desnecessárias. Especificamente em relação a garupa, observe que as que se fixam no canote do selim tem sua capacidade de transporte limitada para peso e ainda assim aumenta o risco de trinca ou ruptura do canote ou do quadro.

Deixe uma resposta