Meus pneus esvaziam a todo momento, qual a solução?

postado em: Dicas | 0

Os pneus de bicicleta são muito sensíveis ao esvaziamento por que o volume de ar que vai dentro dele é bem inferior ao que vai em um pneu de carro, e a pressão para assegurar que ele não fure facilmente, deve ser sempre mantida na calibragem correta.

A maioria das pessoas tendem a pensar que ele esvazia pela válvula, mas independentemente da válvula ser a Americana ou Presta, ambas asseguram uma boa vedação, o problema é que o ar vai escapando pelos poros da borracha, ou pequenos vazamentos em regiões de solda, e claro pela válvula também, e a melhor maneira de assegurar a correta calibração é utilizar uma bomba de ar com manômetro e periodicamente realizar a checagem de pressão antes de sair para pedalar.

pneuFuradoOqueFazer3

Lembre-se que pneus com pressão inferior ao recomendado vai aumentar o seu desgaste físico durante a pedalada, afinal a área de contato do pneu com o solo vai aumentar significativamente, e o fato dele estar vazio vai potencializar o risco de encontrar objetos pontiagudos e gerar um furo, ou até mesmo outro efeito que no meio ciclístico chamamos de “snake bite” mordida de cobra, que é quando o aro belisca a câmara em dois pontos gerando o vazamento.

A pressão correta de calibração deve ser sempre checada em relação a capacidade máxima que o pneu e o aro estão dimensionadas para suportar, e de forma bem genérica, pois em função da largura do pneu esta pressão pode variar, podemos assumir as seguintes pressões:

Pneu aro 16, 20, 24, 26 com aro simples: 30 à 35 PSI

Pneu aro 26, 27.5, 29 com aro dupla face tipo “Aero”: 35 à 40 PSI

Pneu Speed com aro 700cm: 100 à 120 PSI

Quando pensamos em bombas de ar, temos que considerar alguns aspectos importantes:

Bombas de Pé, são ótimas para encher rapidamente o pneu, com poucas bombeadas você consegue sair de casa com o pneu calibrado deixando energia para você consumir na pedalada. Importante que você verifique a pressão que você pretende atingir em seus pneus, normalmente bombas com corpo de alumínio são melhores para assegurar altas pressões.

Meus pneus esvaziam a todo momento, qual a solução?

Bombas pequenas e portáteis, existe uma variedade grande de possibilidades, mas é importante levar em consideração a questão da pressão e se o bico permite encaixar os dois modelos de válvula, ai de acordo com uso, você pode considerar outras questões, como: Compacta, Suporte de fixação, material, peso, estética, etc.

Bom de mão

Fita-Antifuro, Selantes, Pneus especiais, são recursos adicionais para evitar que seu pneu fure facilmente, mas vamos tratar disto em um próximo artigo.

 

Deixe uma resposta