Qual o momento certo para trocar a Corrente da bicicleta?

postado em: Dicas | 1

Corrente é um dos componentes da bicicleta que está exposto ao desgaste e que merece atenção especial, pois, sua correta manutenção vai assegurar uma passagem de marcha mais precisa, vai evitar que troque cassete e engrenagens de pedivela prematuramente, aumentando o custo de manutenção, entre outros motivos. Agora devem aparecer outros questionamentos, como: O que posso fazer para aumentar sua vida útil? Qual o momento de realizar a troca? Qual a corrente adequada para a minha bicicleta?

Corrente para bicicleta

Uma das crenças que existe é que devo trocar a corrente após uma determinada quilometragem, mas é impossível especificar este valor, pois a corrente está exposta a fatores tais como: peso do ciclista, tipo de terreno que usualmente a bike percorre como asfalto ou terra, montanhas ou plano, condição de lubrificação, o que torna impossível determinar o tempo para realizar a troca.

Como fazer a troca da corrente da sua bicicleta?

A maneira mais indicada para assegurar a troca da corrente é medindo o seu desgaste, e diversos fabricantes disponibilizam dispositivo que basicamente controla a distância de 5 gomos de corrente, e a medida que a corrente vai desgastando este dispositivo indica o momento apropriado para sua troca.

Troca da corrente da sua bike

Você poder adquirir este dispositivo e realizar você mesmo o controle, ou periodicamente passar em uma oficina especializada de sua confiança, para fazer essa inspeção e dessa maneira realizar a troca da corrente no momento correto.

Uma dica importante para prolongar a vida de sua corrente é manter ela limpa e lubrificada, e para isso recomendamos que sempre que chegar de um passeio por trilhas que judiaram de sua corrente acumulando pó ou barro, que o quanto antes limpe com água corrente, e assim que possível aplique desengraxante especifico para correntes, o que vai assegurar uma limpeza ainda mais profunda na corrente, e depois que ela estiver seca, aplique o lubrificante de acordo com o tipo de clima que você pretende pedalar, isto é, em dias secos você deve utilizar um lubrificante seco que vai evitar que sua corrente acumule partículas de pó e que suje-se mais rapidamente, e em dias chuvosos você utilize um lubrificante úmido para prolongar o efeito de lubrificação, pois a maioria dos lubrificantes seco são removidos facilmente pela chuva gerando pontos sem lubrificação o que deteriorará sua corrente prematuramente.

Quando a corrente atingiu seu momento de trocar, é importante verificar quantas engrenagens tem no cassete ou catraca, e observar se ela é adequada para esta finalidade, pois quanto maior o numero de engrenagens mais fina a corrente é, além disso as correntes tem tecnologias especificas para seus grupos de acordo com especificações de seu fabricante e se não gostaria de perder performance é importante observar qual grupo de peças eu tenho montado em minha bicicleta e verificar isso durante a compra consultando um especialista.

Equipe Flash Bike

Uma resposta

  1. Realmente é muito importante prestar bastante atenção a este detalhe pois uma corrente que está a bastante tempo em uso na bike é certeza de problema. Muito boas as dicas do seu blog, gostaríamos de entrar em contato também para uma parceria se possível! Abraços!

Deixe uma resposta